Em 2015, numa prática de Economia Sustentável – um dos princípios da Amplia Síndicos – a gestão do Condomínio Tom & Vinícius implantou a baixo custo o Espaço Recicle.
Um antigo depósito de entulhos ainda da construção de uma das Torres foi então transformada em um verdadeiro laboratório de reciclagem de lixo. A separação orgânico/reciclável que por estatuto do condomínio já era regra, foi ampliada para um outro patamar: um mural traz instruções e é possível ali fazer a separação do lixo reciclável por componentes (papel, plástico, vidro e metal), assim como componentes eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, óleo de cozinha e uma simples caixa de papelão faz arrecadação permanente de artigos de roupas e calçados para instituições.
Não somente existe neste tipo de prática um sentido de responsabilidade ambiental muito grande, mas também um retorno econômico ao condomínio: a retirada deste material é feita por empresas parceiras – o que diminui o serviço das zeladoras e é um retorno à primeira vista subjetivo, mas valioso do quantitativo e da eficácia do tempo destas funcionárias ; outras empresas/instituições retornam componentes de uso do condomínio, como sabão, trocados por óleo de cozinha.
E os benefícios de algo tão simples não param por aí: recentemente por sugestão de uma moradora, conhecemos a TerraCycle (link: https://www.terracycle.com.br/pt-BR) que entre outros trabalha com logística reversa de resíduos com recompensa financeira aos colaboradores. O Condomínio Tom & Vinícius já participa de dois destes programas: esponjas de cozinha e material de higiene bucal.