Ainda em 2015, trouxemos a este condomínio a necessidade de um Projeto de Segurança, para levantamento de eventuais melhorias nesta área. Com a contratação de uma empresa especializada neste setor, um estudo em Matriz SWOT (pontos fracos, fortes, oportunidades e fraquezas) foi apresentado e discutido em Assembleia com sugestões de melhorias neste sentido.
Dentre os diversos pontos implementados, um deles acabou por trazer não somente benefícios no sentido de maior segurança, inicialmente objetivados, mas também otimização e redução de gastos: acreditando estarem mais seguros, com um total de oito funcionários nesta área, o condomínio dispunha 24 horas de uma portaria principal e uma guarita na entrada/saída da garagem abrindo e fechando portão.
O estudo atentou para o fato de que quanto maior o número de vigilantes fisicamente presentes, maior é a exposição e risco à rendição. Por um custo à época de cerca de 20 mil reais, a alternativa trazida pela gestão e aprovada pelos condôminos foi a eliminação do posto da guarita por um sistema de câmeras e identificação automática das placas (link: https://www.youtube.com/watch?v=KZFNPA6ciQs) dos carros dos moradores, previamente cadastradas.
Outras vantagens são o registro de entrada e saída em sistema online, possibilidade de cadastro temporário a visitantes, e economia de placas Tag.